segunda-feira, 14 de maio de 2018

ESTAÇÃO SÃO GERALDO - Hoje um belo Centro Cultural onde funciona o Museu Ferroviário e a Biblioteca Municipal.


Matéria atualizada em 27 de outubro de 2022.











Nas fotos acima, registros feitos em outubro de 2022.
A Estação de São Geraldo, hoje um belíssimo e dinâmico Centro Cultural, com Biblioteca e Museu Ferroviário.


A belíssima Locomotiva 424 em São Geraldo, do espetacular acervo de Elias Torrent. 


Acima, registro feito em "selfie". Por isso, a estação é vista invertida. 
O objetivo foi destacar o "Monumento em Amor à Cidade".


Um dos mais antigos registros da Estação de São Geraldo, do acervo de Regina Motta.







Estação SÃO GERALDO



Linha de Caratinga – Km 330,924 (1960)
Altitude: 373m.
Estação inaugurada em:  1° de março de 1880.
Estive no local em:  maio de 2018 e outubro de 2022.
Complexo Ferroviário: Possuía uma Estação; uma Oficinas de Manutenção e Pequenos Reparos; Casa de Turma e Equipe de Socorro. 
Uso atual: Espaço Cultural – Biblioteca e Museu Ferroviário. 

Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente. Tráfego suspenso. Com trilhos em grande parte do antigo leito na área do município.

E. F. Leopoldina (1880 - 1975)
RFFSA (1975 - 1996)





Abaixo, a Estação de São Geraldo, hoje um belíssimo e dinâmico Centro Cultural, com Museu ferroviário e Biblioteca.










Acima e abaixo, um comparativo da Estação passando por reformas e hoje.


HISTÓRICO:

Seguindo minha expedição pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina, desembarquei em São Geraldo
Ao chegar à aconchegante cidade não foi difícil encontrar a Estação, localizada no final da avenida principal. 
Tenho que confessar que era grande minha curiosidade e meu desejo de conhecer São Geraldo desde o início de meu trabalho na página otremexpresso, bem como sua belíssima serra e a instigante Estação do Mirante. 

Esta, infelizmente, não foi possível em minha primeira visita em maio de 2018, sonho que finalmente realizei em outubro de 2022.

Então vamos conhecer melhor toda esta história!


Nas quatro fotos abaixo, lembranças de bons tempos...






Acima e abaixo, um interessante comparativo "Ontem & Hoje".






A ESTAÇÃO - PRIMEIRA VISITA:

Estação de São Geraldo foi ponta de linha no curto período de 1880 a 1885, quando foi inaugurada a estação seguinte - Coimbra. 
O trecho de Ubá a Viçosa era reconhecido como um dos mais belos da E. F. Leopoldina, com destaque para a belíssima Serra de São Geraldo e sua Estação Mirante, com visual deslumbrante. 
Por ali passaram trens até o início dos anos de 1980. Sua oficina seguiu ativa até o início dos anos de 1990. 

Sobre minha primeira visita, em maio de 2018, chegando a São Geraldo iniciei a seção de fotos da Estação e nela encontrei em funcionamento um belo Centro Cultural, sendo recebido com carinho e atenção por Tanusa Queiroz Coelho, bibliotecária do Espaço Cultural onde estão instalados a movimentada Biblioteca Pública Municipal Profª Laura Casulari da Motta; um Espaço de Convivência Cultural, onde são realizadas inúmeras atividades e um interessante Museu Ferroviário, que na época de minha visita estava em fase de organização, mas já possuía um belíssimo acervo com antigas peças que fizeram parte da história ferroviária de São Geraldo.

Foi interessante ver o grande movimento na biblioteca, mas o que realmente despertou minha atenção foi o belo acervo de antigas peças ferroviárias: antigos móveis de escritório - provavelmente da sala do chefe da estação; diversos modelos de carrinhos para transporte de bagagens e cargas; uma grande balança; marcador de bilhetes de viagem; um grande farol - aparentemente daqueles utilizados na parte de traz das locomotivas a vapor; caixas de ferramentas; antigas máquinas de datilografia; um daqueles antigos fogões de ferro e uma campainha de sinalização.


Na seqüência abaixo, registros feitos em minha primeira visita, em maio de 2018.







A ESTAÇÃO - SEGUNDA VISITA:

Após receber interessante convite da Divisão Municipal de Cultura e Turismo de São Geraldo para participar de dois eventos: “Uma noite no Museu” e o lançamento do filme “O Mirante 2”, que aconteceu no dia 11 de novembro de 2022, retornei finalmente a São Geraldo para mais uma gratificante e emocionante visita, sendo mais uma vez muito bem recebido por Tanusa Queiroz Coelho e Vagner Aparecido Pereira, da Direção de Cultura e Turismo de São Geraldo.

Após uma gratificante tarde de pesquisas ferroviárias, onde finalmente pude conhecer a antiga Estação Mirante e seu belíssimo cenário, retornamos à São Geraldo para acompanhar atentamente os belíssimos eventos da noite. Em especial, o filme “O Mirante 2”, que resgata uma antiga lenda de São Geraldo: “Os Lobisomens na Serra do Mirante”.

Trago meu especial agradecimento aos amigos Vagner e Tanusa Queiroz Coelho, pela atenção e amizade com que me receberam.



ABAIXO, REGISTROS DE UMA GRANDE NOITE.






O ANTIGO PÁTIO DE MANOBRAS: 

Na parte de fora da estação, o antigo pátio de manobras e suas linhas já não existe mais. Está asfaltado, tendo sido transformado numa grande área de eventos, bem como o grande galpão onde funcionava a oficina.

Seguindo o antigo leito da ferrovia em direção a serra - à direita do galpão - encontramos uma pequena ponte hoje utilizada por pedestres, caminho mais curto de um bairro próximo para o centro da cidade.

Minhas visitas sempre foram cercadas de grande emoção e alegria, já que muitos familiares meus – Pai, Tios, Avôs - passaram por São Geraldo a serviço. 
Parte da história ferroviária de minha Família está ali.
Por fim, agradeço aos amigos da página otremexpresso Regina MottaElias Torrent, Hugo Caramuru, Gutierrez Lhamas, Irene Bruck, Venicios, ao grupo do facebook "Fotos Antigas São Geraldo" e ao acervo fotográfico do Centro Cultural São Geraldo pelas valiosas contribuições que muito enriqueceram esta matéria.


ABAIXO, "SEÇÃO NOSTALGIA".

























Acima e abaixo, a Equipe de Socorro sediada em São Geraldo atuando em acidentes.



Abaixo, a belíssima seqüência fotográfica com a Locomotiva 424 em São Geraldo, do acervo de Elias Torrent, trazendo também a Locomotiva 419 na última foto da seqüência.







Elegante desembarque na plataforma da estação.



ABAIXO, DETALHES DA ESTAÇÃO DE SÃO GERALDO EM MAIO DE 2018.





















Mais um belo "Ontem & Hoje": acima, a construção do Georgina Hotel. Abaixo, o belo prédio nos dias de hoje. 




Belos registros... bons tempos....



Quando cheguei à Estação em maio de 2018, fui muito bem recebido pela bibliotecária Tanusa Queiroz Coelho e por Roselena Oliveira Roberto, que me apresentaram as belíssimas peças ferroviárias expostas até então, parte do Museu Ferroviário que estava em formação.











Alavancas de comando - chaves de desvio - que controlavam as mudanças de linhas entre o pátio da Estação e as Oficinas. 





Peças históricas...





Seguindo o antigo leito da ferrovia em direção à Serra de São Geraldo - à direita do antigo galpão das oficinas - encontramos uma pequena ponte ferroviária. 














Nas fotos abaixo podemos ver que a urbanização das calçadas preservou os trilhos em praticamente todo o antigo leito ferroviário. 





17 comentários:

Anônimo disse...

Existia aí um complexo ferroviário fantástico. Era sempre uma grande expectativa quando o trem chegava a São Geraldo, todos na espera de subir a mais bela serra da E. F. Leopoldina em Minas Gerais. À noite, então! Era deslumbrante vermos as luzes de São Geraldo lá embaixo!
Esta matéria trouxe belíssimas recordações de um tempo que não volta mais.
Parabéns!!!
Roberto Filgueiras.

Anônimo disse...

Vivi muito tempo nesta cidade.Tenho muitas saudades do meu tempo de juventude. Joguei muita bola no Olímpico.

Walkirio disse...

Maravilhoso trabalho fotográfico. Parabéns por seu interesse na hidtoriavda nossa ferrovia. Fui admitido na RFFSA em 1974, aposentando em 1996. Só quem viveu os momentos de " aventura/na lide ferriviaria" sabe o quanto é importante e motivo de orgulho poder ostentar uma CTPS com o registro de profissão:Ferroviario.

Unknown disse...

Plageando Roberto Carlos: Meu pequeno São Geraldo, vivo só pensando em ti, ai como pensamento voa, ao lembrar a terra boa, coisas que não voltam mais..." São muitas saudades de um tempo onde a infância tinha espaço para suas brincadeiras. Revendo estas fotos é como viajar no tempo e imaginar o trem chegando na estação. Saudades da do barracao onde meu pai trabalhava para sustentar a familia. Jorge Theodoro nascido em São Geraldo e hoje vivendo em Itumbiara-GO

Anônimo disse...


Fui menina que esperava o trem de ferro, no misto, de terça/quinta, segunda e quarta para esperar o meu irmão Pedro e o meu cunhado para levar a janta gostosa de minha mãe e da minha irmã Nanai!
Pra Heti Silveira Costa

Anônimo disse...


Maravilha!!!
Sinto saudades do meu tempo de criança na minha terra. Lá no fundo vejo a chaminé da casa do meu avô Bueno Torrent.
Marcílio Torrent

Anônimo disse...

Muito bem cuidada mesmo! Tive o prazer de fazer esse ramal até Dom Silvério. Consegui andar de carro por vários trechos do leito antigo da ferrovia. Muito bom demais!
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Era perigoso, mas eu passei minha infância brincando neste pátio entre os trens quando estavam estacionados.
Edson Jsil

Anônimo disse...

Olá, Edson Jsil! Nós fomos vizinho muitos anos. Sou a Edna do Sr.Expedito.
Tudo de bom?
Edna Souza

Anônimo disse...

Olá, Edna Souza! Tudo bem? Lembro de vocês todos sim, aliás recordo de toda minha infância, meus vizinhos, não tem como esquecer boas lembranças.
Edson Jsil

Anônimo disse...

Caramba, muitos anos que não vou aí! Quanta mudança! Já era bom, agora deve estar maravilhoso.
Jeferson Custódio

Anônimo disse...

Moro no Rio de Janeiro, mas amo São Geraldo, minha terra natal.
João Assis

Anônimo disse...

Logo logo o trem volta!
Filha de ferroviário com muito orgulho!
Maria Do Carmo

Anônimo disse...

São Geraldo, minha querida cidade!
Vera Lúcia Braga

Anônimo disse...

Minha cidade querida está linda!
Minha infância foi muito boa.
Edna Souza

Anônimo disse...

Eu sou do Rio de Janeiro e prima da Dona do Georgina Hotel. Gosto muito desse lugar, sinto saudades.
Lucy Medeiros

Anônimo disse...

São Geraldo minha terra Natal,tenho gravado vários episódios que ocorreram nesta linda estação aonde meu pai serviu a Leopoldina por 35 anos. Muitas saudades saudades daqueles tempos. Elias Torrent