segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ESTAÇÃO PEDRO DO RIO - Hoje um belo Centro Cultural à serviço da comunidade.








cedro
granja

Estação PEDRO DO RIO


Município: Petrópolis.
Linha do Norte – Km 84,200 (1960).
Altitude: 645m.
Estação inaugurada em:  1886.
Estive no local em:  06 de janeiro de 2017.
Uso atual: Centro Cultural.

Situação Atual – Desativado em 1964, o Ramal está erradicado e sem trilhos.






A ESTAÇÃO:

Inaugurada em 1886, inicialmente a Estação Pedro do Rio fazia parte da Estrada de Ferro Grão Pará, que construiu o prolongamento de Petrópolis a Areal entre 1883 e 1886, indo até São José do Vale do Rio Preto em seguida. 

Posteriormente, a partir de 1900, a estação de Areal foi unida a Três Rios já pela Leopoldina e dali enveredando-se pelo Estado de Minas Gerais.

Em 05 de novembro de 1964 o trecho entre Vila Inhomirim e Três Rios foi suprimido e a Estação de Pedro do Rio fechada.






MINHA VISITA:

Encerrando minha “expedição” na região serrana do Rio de Janeiro pelos caminhos da Grão Pará, cheguei à Estação Pedro do Rio por volta de 17h30.
Diferente de tristes destinos de muitas estações da E. F. Leopoldina marcadas pelo abandono e destruição, a antiga estação de trem de Pedro do Rio foi transformada em belo espaço cultural comunitário - o Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa.
O prédio acabou de passar por grande reforma, mas infelizmente não pude conhecer melhor o Centro Cultural, pois devido ao avançar da hora já estava fechado para visitação. 

Em conversa com moradores das imediações, soube que foi reaberta à comunidade recentemente e nela funcionam uma biblioteca, uma sala de informática e a Sala de Artes Lan - em homenagem ao cartunista Lan – onde acontecem exposições de arte, shows e sessões de cinema. O espaço também está aberto às demais atividades de interesse da comunidade.

O que dizer? Já estava no final do dia quando cheguei ao local e fiquei extremamente feliz ao encontrar a Estação de Pedro do Rio bela, BELÍSSIMA!

Devido estar no horário de verão ainda foi possível fazer belas fotos. 








Um comentário:

Anônimo disse...

Muito me orgulho qdo vejo uma Estação tão bem cuidada pelo poder público e comunidade. Sendo ponto de referência para Cultura, história e Turismo. Parabéns!
Cantim Uai