sábado, 26 de maio de 2012

Histórias da LOCOMOTIVA N° 221 contadas por Edson Honorato.




Nesta matéria, apresentamos as fotos enviadas pelo amigo Edson Honorato da Locomotiva de N° 221, também acompanhadas de seu relato sobre ela.
Além das fotos do Edson, podemos ver a 221 em foto do acervo fotográfico de Hugo Caramuru e na foto do acervo otremexpresso, onde vemos a mesma 221 em frente ao portão das oficinas de Bicas.
Segue um breve histórico da 221 feito por Edson:

“As fotos apresentadas são da locomotiva de N° 221, que antes de prestar seus serviços na usina, pertenceu à Leopoldina onde rodava no trecho Três Rios – Dom Silvério. Da usina, a 221 seguiu de carreta até a estação de Campos, onde foi recolocada nos trilhos através de um guindaste da Rede Ferroviária, seguindo na traseira de uma composição para a cidade de Além Paraíba  para reforma, fato que até hoje não ocorreu.
Quanto às pessoas que aparecem nas fotos além de mim, sentado na frente da mesma e no areeiro na foto 04, da esquerda para a direita meu amigo José Luis Fróes, verdadeiro arquivo humano. Sabe tudo de historia ferroviária e preservação.
Logo após, o mecânico da usina que nos ajudou muito na missão de prepará-la para a viagem. Por último, o Moisés
Eu ele e Fróes fomos para Campos e lá permanecemos dois dias retirando todas as peças de mais valor comercial. Da usina, a 221 seguiu de carreta até a estação de Campos, onde foi recolocada nos trilhos através de um guindaste da Rede Ferroviária, seguindo na traseira de uma composição para a cidade de Além Paraíba para reforma, fato que até hoje não ocorreu. Se for de seu interesse, em outra oportunidade voltamos ao assunto da locomotiva 221. A verdade é que ela não virou sucata e continua aguardando a  tão merecida reforma nas oficinas da ABPF -regional cidade de Cruzeiro-SP.




4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, esta Locomotiva tem uma linda historia da minha infância em Rio Doce MG.

Amarildo Mayrink disse...

Legal, João Tartaglia! Se quiser podemos contar esta "linda história" aqui no blog!

Unknown disse...

Qual locomotiva é aquela atras da 221?

Amarildo Mayrink disse...

É a Locomotiva Nº 50, que também tem uma matéria especial sobre ela aqui no blog. Veja no link abaixo:
http://otremexpresso.blogspot.com.br/2016/06/historias-da-locomotiva-n-50-contadas.html