sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESTAÇÃO URICANA - Partindo de Pequeri, era a primeira parada do Ramal de Mar de Espanha.


Última atualização: 27 de janeiro de 2021.


Acima, a Estação Uricana em setembro de 2020. Uma estrada rural pelo antigo leito da ferrovia.


Abaixo, realizei esta composição fotográfica para relembrar os velhos tempos da ferrovia no Ramal de Mar de Espanha, a Locomotiva 317 estacionada na Estação Uricana.








Acima, registros de minha última visita, em setembro de 2020.



Abaixo, dois registros feitos em minha primeira visita, em setembro de 2009.









Estação URICANA




Município: Mar de Espanha
Ramal de Mar de Espanha – Km 184,620 (1960)
Estação inaugurada em: 24 de novembro de 1911.
Estive no local em: 16 de setembro de 2009 e 09 de setembro de 2020.
Uso atual: Aparenta uso como moradia e cultivo de plantas ornamentais.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1911-1965)









HISTÓRICO:

Primeira parada no Ramal para Mar de Espanha, a Estação Uricana foi aberta em 1911, juntamente com o ramal que saía da estação de São Pedro (Pequeri). Localizada no Município de Mar de Espanha, também foi construída para o escoamento da grande produção de café.

Após a queda do valor do produto e sua decadência, o ramal passou a ser utilizado para o escoamento dos demais produtos agrícolas, leite e transporte de passageiros. Com o desenvolvimento do transporte rodoviário, a ferrovia entrou em decadência, sendo o ramal erradicado em 31 de outubro de 1965.

 

A ESTAÇÃO:

Quem parte de Pequeri em direção a Uricana encontra ainda nos dias de hoje uma antiga Casa de Turma. Depois, percorre-se uma distância razoável até encontrar a estação fazendo-nos estranhar e até duvidar de estar no caminho certo.

Uricana era a primeira parada do Ramal, estação com arquitetura que segue o mesmo padrão de construção e desenho da estação de Mar de Espanha. É impossível não observar os detalhes da construção da bela estação. O majestoso prédio tem atrás de si, um pouco mais afastado, uma bela capela. A edificação encontra-se em bom estado de conservação, apesar de aparentar não receber algum tipo de manutenção já há algum tempo.

Uma triste observação foi ver a “monocultura do eucalipto” dominando a região. Sua extração em grande escala provocou uma visão inusitada: a presença de quebra-molas numa estrada rural devido ao grande movimento de caminhões transportando a madeira.




Abaixo, mais alguns registros de minha última visita, em setembro de 2020.









Abaixo, a extração do eucalipto trouxe a estranha presença de quebra-molas numa estrada rural devido ao grande movimento de caminhões trasportando a madeira. 
A monocultura do eucalipto domina toda a região, sendo realmente estranho estar cercado por árvores e não ouvir sequer o canto dos pássaros, uma "floresta morta".





Na sequência abaixo, fotos feitas por Osorio Corrêa A. Netto em 2017.






Na sequência abaixo, fotos feitas em minha primeira visita a Uricana, em setembro de 2009.











Antiga Casa de Turma entre Pequeri e Uricana - fotos de setembro de 2009.





Uma antiga Capela localizada bem próxima à estação de Uricana.




3 comentários:

Anônimo disse...


A arquitetura desta estação é muito bonita. É o estilo eclético, que representa a busca da modernidade em termos de construção e um elo entre as elites da região.
Rojane de Souza

Jorge Barcelos Filho disse...

Alem do cultivo do eucalipto um pouco depois da estação de Uricana foi instalada uma carvoaria, onde ninguém mais consegue respirar. Uma pena. Uma região tão bonita e em breve será apenas carvão e fumaça. Esses não mais dos saudosos trens e sim da carvoaria.

Unknown disse...

bom dia a todos, estive domingo nesta estaçao, e esta ate bem preservada e com muitos vazos de flores em sua calcada, uma pena ver assim abandona a linha ferrea do brasil, procurei saber a historia de uricana mais não achei nada a respeito, como disse o amigo acima o cultivo do ecalipto dominou a regiao e essa carvoaria é gigante, abrço a todos