segunda-feira, 4 de junho de 2012

ESTAÇÃO SINIMBU - Escondida na área rural de Cataguases, ao lado do Rio Pomba.


Matéria atualizada em 02 de setembro de 2020.





Seguindo sugestão de um de nossos leitores parti pelo antigo leito ferroviário em direção a Barão de Camargos e encontrei o pontilhão de Sinimbu. 







Estação SINIMBU



Município: Cataguases
Ramal: Linha do Centro – Km 362,544 (1960)
Altitude: 476m.
Estação inaugurada em:  1° de novembro de 1878.
Estive no local em:  20 de maio de 2012 e 1° de setembro de 2020.
Uso atual: Sem uso no momento. Estação bastante danificada pelas últimas enchentes. 

Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente, sem trafego desde o início de 1990.

E.F.Leopoldina - (1878-1975)
RFFSA - (1975-1996)










HISTÓRICO:

 

Partindo de Dona Euzébia em direção a Cataguases, chegamos à Estação de Sinimbu - quase uma estação particular da grande Fazenda Sinimbu - foi inaugurada entre 1878 e 1880, provavelmente construída para atender à grande produção da Fazenda, especialmente na época da construção da estação, quando os produtores de café davam as cartas.

Os trilhos ainda estão no local, mas a linha não é utilizada há alguns anos.

O trecho continua sob concessão do governo à FCA, que operava com transporte de bauxita partindo da estação seguinte - Barão de Camargos - com destino ao estado do Rio de Janeiro.

  

 

A ESTAÇÃO:

 

Com as fortes chuvas do final de 2009 e de 2011, o rio Pomba transbordou causando as duas maiores enchentes registradas na Zona da Mata mineira inundando toda a região e danificando estações como a de Dona Euzébia e principalmente Sinimbu, que fica muito próxima ao rio, como pode ser visto na foto onde aparece a ponte de acesso rodoviário ao local que também cedeu com as chuvas, ficando inclusive proibida a passagem de veículos pesados sobre ela. 

Graças ao trabalho de recuperação do Patrimônio Histórico Ferroviário feito pela prefeitura de Cataguases, o prédio passou por ampla reforme em 2012 e estava belíssima, como pode ser atestado nas fotos de minha primeira visita em maio de 2012. O projeto era transformá-la em espaço cultural temático e estava bem encaminhado, quando uma nova enchente assolou a região destruindo todo o trabalho realizado.

Hoje a estação se encontra em péssimo estado, sem portas e janelas. Não sabemos se existe algum projeto de recuperá-la, principalmente diante da exposição natural do prédio a novas enchentes que naturalmente podem vir a ocorrer, o que não é difícil, já que o mesmo se encontra pouco acima do nível do rio, que passa bem ao lado.


 

MINHA ÚLTIMA VISITA:

 

Em 1° de setembro de 2020 estive novamente em Sinimbu e confesso que foi realmente triste e frustrante encontrá-la extremamente danificada pela última enchente - observem nas fotos a altura que o nível do rio atingiu através das marcas nas paredes da estação e dos prédios próximos.

Mas foi oportunidade de poder admirar com mais calma a beleza do local. Cenário de novela mesmo!

Penso que o lugar merece um projeto turístico e cultural bem elaborado inserindo a ferrovia no contexto.


Na sequência abaixo, fotos realizadas em minha última visita à Estação, em 1° de setembro de 2020. 

















A Estação de Sinimbu num comparativo de 2012 com a foto de 1990, de Hugo Caramuru.




Na sequência abaixo, a Estação de Sinimbu após um belíssimo trabalho de recuperação do Patrimônio Histórico Ferroviário realizado pela Prefeitura de Cataguases em 2012, trabalho este infelizmente destruído por nova enchente ocorrida em 2019.










O PONTILHÃO:


Avançando algumas centenas de metros partindo da estação de Sinimbu em direção a Barão de Camargos, esta minha última visita foi também a oportunidade de encontrar mais uma ponte ferroviária, sugestão de um amigo leitor de nossa página que me cobrava uma visita ao pontilhão de Sinimbu aguardando por novidades.

Então, aí está!

















A ponte rodoviária que dá acesso ao local teve suas estruturas abaladas pelas enchentes do Rio Pomba está interditada para o tráfego de veículos pesados.








Casa Sede da Fazenda Sinimbu. 
Foto de Ricardo Quinteiro de Mattos.


2 comentários:

Rods disse...

Creio que tenha sido eu a pedir as fotos do pontilhão.

O sítio do meu avô fica a uns metros para frente.

N beira da linha, existia 2 casas da RFFSA, hoje, só ruinas....

Muuuuuito obrigado por reviver minha época de infância! Brinquei muito na linha e no pontilhão.

Esse riacho vem de uma nascente da Fazenda Passa Cinco, logo acima.

Unknown disse...

Que linda matéria sobre nossa querida Sinimbu. Estamos com projeto que vai mudar essa triste realidade que se encontra hoje em breve teremos muitas novidades. Sigam nossa página no face Associação de moradores de Sinimbu.