sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ESTAÇÃO SÃO MARTINHO - Mais um distrito de Leopoldina na Linha do Centro.

Matéria atualizada em 13 de outubro de 2023.


Em mais uma espetacular contribuição do IPHAN, a Estação de São Martinho nos primeiros tempos da ferrovia. 

Nas quatro fotos abaixo, a Estação de São Martinho em minha visita, em setembro de 2014.






Abaixo, belo registro de Claudio Gil no comando do antigo Trem da Bauxita-FCA passando por São Martinho.


Abaixo, a bela foto do IPHAN onde destaquei a Estação e as primeiras construções ao lado do pátio.








Estação SÃO MARTINHO



Município: Leopoldina
Ramal: Linha do Centro – Km 287,453 (1960)
Estação inaugurada em:  julho de 1874.
Estive no local em:  25 de setembro de 2014.
Uso atual: Na data da visita passava por reformas para funcionamento de Posto de Saúde e Posto Dentário.
Situação Atual – Trecho sob concessão particular, que em breve será usado pelo Trem Turístico Rio-Minas.

E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)



HISTÓRICO:

Em viagem de pesquisa pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina realizada em setembro de 2014, após a visitar o distrito de Providência e sua Estação, cheguei à Estação de São Martinho. Como em Providência, foi realmente gratificante saber que a prefeitura investia no bom aproveitamento destes espaços, pois na data da visita a antiga Estação passava por reformas para funcionamento de um Posto de Saúde e Posto Dentário, esperança de que estes prédios não ficarão mais abandonados e condenados à destruição.

Além dos registros que fiz em 2014, recebi em setembro de 2023 outro espetacular registro fotográfico – valiosíssima e histórica contribuição do IPHAN – onde vemos o pátio e as primeiras construções no entorno da Estação de São Martinho.

 

A ESTAÇÃO:

Como nas pequenas Estações da região, a Estação de São Martinho está localizada na sede do Distrito de mesmo nome e também pertence ao Município de Leopoldina.

Uma boa surpresa foi encontrá-la em reformas. Segundo o Sr. Jerry, funcionário da prefeitura de Leopoldina responsável pela manutenção pública da comunidade na data de minha visita, no local iria funcionar um posto de saúde, um posto dentário e um espaço cultural com sala de projeção de cinema e teatro, que atenderia aos moradores do distrito.

Em São Martinho encontramos também duas Casas da EFL, provavelmente a maior deveria ser uma antiga Casa de Turma e a outra, a Casa do Chefe da Estação, dois imóveis com sinais de desgaste natural do tempo devida a falta de manutenção, mas estavam lá firmes para manterem viva a história da Estrada de Ferro Leopoldina.

Por ali passaram os trens cargueiros de bauxita da FCA - hoje suspenso - e a comunidade aguarda com expectativa pelo início do funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas. 



Abaixo, mais quatro fotos da Estação de São Martinho que fiz em setembro de 2014.





 Bem ao lado da Estação, duas belas casas com a marca da Estrada de Ferro Leopoldina - EFL.





Em 2014, o prédio da antiga Estação de São Martinho passava por reformas para ali funcionar um Posto de Saúde, um Posto Dentário e um Espaço Cultural com sala de projeção de cinema e teatro.








Um comentário:

Papajojoy disse...

Vivi uma parte da minha infância nesse local, antes de partir para Belo Horizonte. Sinto vontade de voltar aí e pelo menos rever o local de nossa casa, ou mesmo ela, se restar ainda alguma coisa.