domingo, 4 de novembro de 2012

ESTAÇÃO RIBEIRO JUNQUEIRA - Distrito de Leopoldina.


Matéria atualizada em 07 de novembro de 2019.















Estação RIBEIRO JUNQUEIRA
Antiga Campo Limpo


  

Município: Leopoldina
Linha do Centro – Km 321,095
Altitude: 163m.
Estação inaugurada em: julho de 1874.
Estive no local em: maio de 2012.
Uso atual: Telecentro e Biblioteca Municipal; Destacamento Policial e Posto dos Corrêios. 
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no transporte de bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.













HISTÓRICO:

Distrito de Leopoldina, Ribeiro Junqueira possui bela Estação Ferroviária ao lado da linha por onde passavam os trens de minério da FCA transportando a bauxita vinda de Barão de Camargo, em Cataguases.
Os antigos trens da E. F. Leopoldina – posteriormente RFFSA – passaram por ali até o início da década de 1990, quando tiveram seu tráfego suspenso.
Posteriormente teve início o transporte de bauxita pela FCA vindo de Cataguases, sistema que foi suprimido em agosto de 2015 e desde então, a comunidade e toda a região aguarda a liberação para o início de operação do Trem Turístico Rio-Minas.



A ESTAÇÃO:

A estação de Ribeiro Junqueira foi inaugurada em 1874 com o nome de Campo Limpo.
Quando de minha visita, em maio de 2012, foi uma emoção especial ver os trens circulando pelas antigas linhas da Leopoldina, mesmo que trens de minério.
Hoje, a região aguarda ansiosa a liberação pela ANTT do trem turístico Rio-Minas. 
Em minha visita, em maio de 2012 pude observar que no prédio da estação funcionavam um Destacamento Policial da comunidade, um Telecentro Municipal, um posto dos Correios e uma Biblioteca Municipal.

O prédio se encontrava em perfeitas condições, com sinais claros de que passava por constantes obras de manutenção que a deixavam sempre muito bonita.


















Abaixo, ontem/hoje em Ribeiro Junqueira.




Nenhum comentário: