quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ESTAÇÃO GLÓRIA - Distrito de Cataguases no antigo Ramal de Mirahy.


Matéria atualizada em 14 de setembro de 2023.


Todo o romantismo da Estação Glória em mais uma belíssima e histórica fotografia em alta definição do acervo do IPHAN - talvez o mais antigo registro, ainda nos tempos da ferrovia - onde é possível inclusive ver as aves pousadas no fio da rede elétrica, no alto à direita da foto.


Acima e na sequência abaixo, a pequena e bela Estação Glória, localizada na comunidade de mesmo nome. Registros feitos em março de 2023.
















Estação GLÓRIA




Município: Cataguases

Ramal de Mirahy – Km 366,956 (1960)

Estação inaugurada em:  1895.
Altitude: 249m. 
Estive na antiga Estação em: maio de 2012 e março de 2023.
Uso atual: Em ótimo estado de conservação e sob controle da Secretaria de Cultura de Cataguases, na antiga Estação funciona hoje o Posto de Saúde da Comunidade.
Situação Atual: Ramal Erradicado.

E. F. Cataguazes (1895-1903)

E. F. Leopoldina (1903-1967)









HISTÓRICO DA LINHA:

Os dois Ramais, o de Mirahy - que partia de Cataguazes - e o de Santana de Cataguazes - que partia de Sereno, no primeiro Ramal - foram abertos em 1895 pela E. F. Cataguazes, empresa que foi incorporada à Leopoldina em 26/03/1903. O Ramal de Santana de Cataguazes foi suprimido em 10 de abril de 1965 e o de Mirahy, em 31 de março de 1967 http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_1/gloria.htm

 

A ESTAÇÃO:

Partindo da Estação Sereno com destino a Mirahy, passava-se pela Parada Joaquim Vieira e chegava-se à Estação Glória - localizada no Distrito de mesmo nome - pertencente ao Município de Cataguases. Logo em seguida, a ferrovia entrava em terras do Município de Mirahy.

Fazendo parte do projeto de restauração do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Município, em minha visita ao distrito em maio de 2012 o prédio da Estação Glória havia acabado de passar por uma ampla e bela reforma, se encontrando em excelente estado de conservação.

Em meu retorno à comunidade em março de 2023, reencontrei a Estação ainda em bom estado de conservação, sendo usada como Posto de Saúde comunitário.

Vale destacar que em todas as Estações localizadas no Município de Cataguases que visitei, tanto em 2012 como em 2023, foi realmente gratificante observar a preocupação com a preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário, em especial, neste Ramal que já se encontra desativado há tanto tempo.

Além das fotos que fiz em minhas visitas, abrindo esta matéria trazemos também mais um espetacular registro do acervo do IPHAN onde, com imenso prazer, realizei a restauração fotográfica. Uma belíssima fotografia que sem dúvida trará na memória de todos as doces lembranças dos tempos em que o Trem passava pelo Distrito de Glória.


Na foto acima, Dna. Josefina na plataforma da antiga Estação Glória. Popularmente conhecida na comunidade como “Fina”, ela é responsável pelo Posto de Saúde.


HISTÓRIAS DA FERROVIA EM GLÓRIA:

Em minha última visita à Estação Glória, em março de 2023, tive a grata surpresa de conhecer Dna. Josefina popularmente conhecida na comunidade como “Fina”. Nascida no Espírito Santo, veio para Glória aos 2 anos de idade com toda a família acompanhando seu Pai, José Azevedo Santos – o Sr. Zezinho – ferroviário e Chefe da Estação. Uma das características desta função são as constantes transferências, assim ele veio para a Estação de Glória. Fina nos conta que em uma destas mudanças, o Sr. Zezinho foi teria sido transferido para Petrópolis, mas ela ficou só um mês por lá, pois já estava noiva em Glória e retornou para se casar. Lembra-se também que, quando adolescente, ia todos os dias de Trem para estudar em Cataguases. Hoje Dna. Fina é responsável pelo Posto de Saúde que funciona na antiga Estação Glória morando bem em frente, na também antiga Casa do Chefe da Estação. Ela fez questão de abrir o prédio para eu conhecer o Posto de Saúde, tudo bem cuidado, enfim, à serviço da comunidade. Disse que Glória era uma comunidade muito movimentada nos tempos da ferrovia, que “tudo acabou quando a ferrovia acabou”, só ela ficou!

Disse: “minha filha é doida para me levar para morar com ela, mas não quero. Moro aqui desde novinha. Namorei, noivei e casei aqui! Não quero mais sair de Glória.”


Acima, a antiga Casa do Chefe da Estação, hoje residência de Dna. Fina.

Abaixo, o interior da antiga Estação, onde hoje funciona o Posto de Saúde da comunidade.


Na sequência abaixo, registros feitos em minha primeira visita à Estação de Glória, em maio de 2012.













Pequena Capela da localidade.




Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho de " Arqueologia Histórica"! Pena que os leitos de nossas ferrovias não foram preservados e nem conservados.
Gerson Romero