sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESTAÇÃO ASTOLFO DUTRA - Prédio em bom estado de conservação mostra sinais recentes de pintura.


Matéria atualizada em 05 de setembro de 2020.




Acima, fotos feitas em minha última visita, em 1° de setembro de 2020.


Acima e abaixo, um comparativo de como estava a estação e seu entorno em de 03 de março de 2010 e como estava em minha última visita, em 1° de setembro de 2020.




Acima, Astolfo Dutra em 1990, do acervo de Hugo Caramuru.



Na foto acima, feita antes de uma das reformas, é possível ler no dístico "Santo Antonio", o primeiro nome da estação de Astolfo Dutra. Do acervo de Hugo Caramuru.




Acima, duas fotos de 10 de maio de 2012.



Acima, Astolfo Dutra em 1930, do acervo de Hugo Caramuru.





Acima, outro belo registro do acervo de Hugo Caramuru.







Estação ASTOLFO DUTRA
Antiga Santo Antonio



Linha do Centro – Km 377,882 (1960)
Altitude: 237m.
Estação inaugurada em:  03 de maio de 1879.
Estive no local em:  março de 2010; maio de 2012 e setembro de 2020.
Uso atual: Uma à serviço da Prefeitura e outra como moradia de um ferroviário aposentado. 

Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente, sem trafego desde o início de 1990.



E. F. Leopoldina (1879-1975)

RFFSA (1975-1996)




.



HISTÓRICO:

 

Segundo informações colhidas no site www.estacoesferroviarias.com.br de Ralph Mennucci Giesbrecht, a Estação de Astolfo Dutra foi inaugurada em 1879 com o nome de Santo Antonio, na localidade de Porto Santo Antonio, na época pertencente ao município de Pomba.

Há fontes que dão o ano de 1880 para a sua inauguração.

 

 

A ESTAÇÃO:

 

Estive em Astolfo Dutra três vezes para realizar as fotos aqui apresentadas. Nas duas primeiras oportunidades encontrei o prédio fechado.

Nesta última visita, tive a oportunidade de conversar com um ferroviário aposentado que mora em parte da antiga estação. Vi também que a outra parte está sob a responsabilidade e uso da prefeitura.

O prédio ainda se encontra em bom estado de conservação, mas encontrei uma espécie de “galpão improvisado” e muitos materiais espalhados por seu entorno, deixando o espaço com um visual bastante bagunçado e desagradável, descaracterizando a antiga estação ferroviária.

Ao lado da Estação funciona hoje a Rodoviária Municipal.

Andando pelas ruas próximas à estação e pela cidade ainda encontramos muitos trechos com trilhos.







Abaixo, mais oito registros de minha última visita, em 1° setembro de 2020. 










Acima e abaixo, mais dois registros de Astolfo Dutra, do acervo de Hugo Caramuru.



Acima, foto de 10 de maio de 2012.
.



.

Nas fotos acima, o trecho conhecido como "Reta", de quem vai em direção a Dona Euzébia, ainda encontramos os trilhos assentados.

.



Acima, um carro dormitório usado nos trens noturnos da E. F. L. estacionado ao lado da estação de Astolfo Dutra.




Abaixo, três fotos em mais uma "sessão nostalgia" no comparativo ontem/hoje.







Acima, mais um belo registro do acervo de Hugo Caramuru, num comparativo com a foto da estação hoje apresentada abaixo.











2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela postagem! Muito bacana!

mhelenalopesf@gmail.com disse...

Nossa!!! Chega doer o coração, rever todas essas lindas fotos. Tem trilho, tem Estação, nada de trens...só uma tremenda saudade!!! ❤️😍😢