sábado, 16 de junho de 2012

ESTAÇÃO ARACATY - Cenário de filme nacional.


Matéria atualizada em 29 de setembro de 2023.

A pequena Vila de Aracaty nos primeiros tempos da ferrovia, vendo-se em destaque a Estação Ferroviária e os Trens em manobra no pátio. Do outro lado das linhas, é interessante observar o “Hotel Popular”, sinal de que a ferrovia já trazia grande movimento de visitantes à pequena comunidade. Mais uma espetacular contribuição do IPHAN para a página otremexpresso.

Abaixo, a Estação de Aracaty nos dias atuais na tranqüila e aconchegante comunidade rural do Município de Cataguases.









Esta é a casa onde morava a família protagonista do filme "Meu pé de laranja lima", que mantém viva a lembrança de um grande momento no povoado.


Acima e abaixo, dois belíssimos registros de Marco Antônio Francisco: a Estação e a Ponte entre Aracaty e Vista Alegre.


 Acima, mais uma bela contribuição de Hugo Caramuru para ilustrar nossa página.








Estação ARACATY



Município: Cataguases
Ramal – Linha do Centro Km 335,000 (1960).
Altitude: 160m.
Estação inaugurada em: 21 de setembro 1885.
Estive no local em: 16 de julho de 2012.
Uso atual: Centro Cultural Comunitário.
Situação Atual – Trecho com tráfego suspenso, aguardando liberação para funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.

E. F. Leopoldina (1885-1975)

RFFSA (1975-1979)







HISTÓRICO:

Visitei a Estação de Aracaty em setembro de 2012. Trata-se de uma tranquila e agradável comunidade localizada na área rural do Município de Cataguases. Assim que terminei de fazer minha seção de fotos da Estação, parei para conversar com moradores da localidade e o assunto que logo veio à tona foi o filme “Meu pé de laranja lima”, que foi quase totalmente gravado ali. Inclusive a casa onde morava a família protagonista do filme estava lá em 2012, embora aparentemente abandonada e sem morador, mas é um marco para toda a comunidade. Na mercearia local, encontrei também uma bela pintura da artista A. Silva, que ilustra esta matéria.

Junto aos registros que fiz em setembro de 2012, esta matéria contou também com as contribuições dos amigos Hugo Caramuru e Marco Antônio Francisco.

Além destes, recebi em setembro de 2023 mais um espetacular registro fotográfico – valiosíssima e histórica contribuição do IPHAN – onde vemos o movimento de trens na Estação de Aracaty.

  

Acima, a bela pintura da artista A. Silva ornamenta a parede da mercearia local.


A ESTAÇÃO:

Estação de Aracaty foi inaugurada em 1885, sete anos depois da implantação da linha no local. Após a suspensão do tráfego na Linha do Centro - que ligava Porto Novo a Ubá - a linha foi utilizada pelo trem de bauxita da FCA entre Barão de Camargos - MG e Barão de Angra – RJ e a Estação permaneceu fechada por um tempo.  Hoje a pequena e bela Estação encontra-se em bom estado de conservação e nela funciona o Centro Cultural José Fernandes de Almeida (José Baixinho).

 

O trecho entre Cataguases e Três Rios faz parte do projeto Trem Turístico Rio-Minas, da OSCIP Amigos do Trem, projeto que aguarda liberação para seu funcionamento, inicialmente entre três Rios e Sapucaia, devendo se estender futuramente a Cataguases passando pela Estação de Aracaty.


Nas três fotos abaixo, registros que fiz em minha visita, em setembro de 2012.





Abaixo, mais fotos mostrando detalhes da bela ponte entre Aracaty e Vista Alegre.















Moradores do povoado de Aracaty, com que tive o prazer de conversar sobre a história da comunidade e relembrar um dos grandes momentos que ficou na memória de todos: o filme "Meu pé de laranja lima", gravado na localidade.


Abaixo, mais detalhes da Estação de Aracaty e da chegada à comunidade em setembro de 2012.










Abaixo, mais um registro da casa mais famosa da comunidade, onde morava a família protagonista do filme "Meu pé de laranja lima".


A pequena comunidade de Aracaty, vendo-se a Igreja ao fundo.



2 comentários:

Anônimo disse...

Passei por lá, mas quero voltar novamente.
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Ainda está entre as últimas sobreviventes.
Patrick Ramos